O QUE PASSA COM O BRASIL E COM OS BRASILEIROS?

FÉLIX GERARDO IBARRA PRIETO

cada um com seu interesse...

O Brasil terá eleições maioritárias no segundo semestre de 2014 (vereadores, deputados, parte do senado, prefeitos, governadores e presidente da república) isso acontece a cada 4 anos. O país tem 100 milhões de pessoas habilitadas para votar; grande capacidade de logística eleitoral e funciona muito bem, diferente da sua logística comercial, que é cara, atrasada e lenta.

Como em todo lugar, no Brasil também se compram e se vendem votos. A maioria dos eleitos são consequências dessas ações, seja do partido, do seu grupo político ou do próprio candidato. Centenas de denúncias são apresentadas aos tribunais eleitorais, tentando derrubar o ganhador, mediante provas, principalmente de compra de votos. Algumas denúncias são recebidas e julgadas, a maioria é indeferida, e, de vez em quando, alguém perde o mandato, principalmente se for de algum partido politicamente frágil.

No Brasil, pouca atenção se dá à eleição das autoridades locais (vereadores, deputados estaduais, prefeitos e governadores) comentam-se muito as eleições presidenciais. O que deveria ser o contrário, as autoridades locais são as que realmente podem resolver os problemas mais urgentes e de curto prazo. Acontece que o dinheiro, ou seja, o orçamento geral – e mais “porrudo” – está em Brasília e com a presidência da república.

O brasileiro vive, atualmente, incertezas profundas, em todos os campos. No campo econômico, as perspectivas não são boas: crescimento econômico reduzido a um pouco mais de 1%. Inflação em alta, na casa dos 6% (ainda estamos em fevereiro, pode piorar). Taxa de desemprego reduzido e estável. A única explicação para a baixa taxa de desemprego é a metodologia. 

Eles consideram desempregados somente aqueles que buscam emprego e como 30 milhões de pessoas recebem “bolsa família” certamente, estas, não estão procurando trabalho, até porque perderiam a boquinha governamental se conseguissem. Serve para maquiar os números e também para adormecer a sociedade. É preferível um pássaro na mão que centos voando.

As incertezas são piores ainda no campo da segurança pública. Dizem que o país melhorou muito da porta para dentro e piorou bastante da porta para fora. Ou seja, comem melhor, tem geladeira, TV e lavadora roupas, entretanto não podem sair para passear tranquilos pelas ruas dos bairros. É o quinto mais violento do mundo, coincidentemente, os três primeiros também são deste maldito e abençoado continente (Honduras, El Salvador, Venezuela...) maldito pelos políticos que escolhemos (os americanos não votam) e abençoado pela natureza, riquezas naturais e humanas.

Só em 2013, quase uma centena de policiais foram assassinados somente no estado de São Paulo, o mais rico do Brasil. Imagine o restante. Isso sem levar em conta o quanto os policiais mataram nesse mesmo período. Certamente a polícia democrática mata muito mais que a polícia do regime militar.

A produção de alimentos, no Brasil, é muito boa, 22% de seu PIB vêm do agrobussines e disso 70% é aportado pela agricultura familiar. Porém, muita gente, ainda passa fome. É como a Venezuela, uns dos maiores exportadores de petróleos do mundo e não tem dólares, nem para comprar papel higiênico, culpa, claro, dos americanos que lá colocaram o Maduro. 

A tecnologia no campo é de alto nível, porém o custo dobra na estrada, até chegar ao porto. Falta estrada, porto, ferrovia, hidrovia, em fim, falta multimodal. A saca da soja que sai por 6U$ na fazenda, chega valendo 12 em Paranaguá. É o gargalo, é o custo chamado Brasil.

Outra incerteza brasileira é seu petróleo. Lula, o presidente anterior e de fato atual, disse aos quatro ventos que o Brasil é autossuficiente em petróleo, era. Atualmente grande parte do déficit do seu comercio internacional se deve à importação de combustível (óleo, gás e petróleo de tipo leve) isso chega a mais de 20 bilhões de dólares. Na verdade, o Brasil é autossuficiente em asfalto.

O déficit se deve principalmente porque compra caro e vende barato. Faz isso para controlar a inflação, porém a Petrobrás, nessa história toda, já perdeu mais de 100 bilhões de dólares em valor de marcado. Manipulado, usado e abusado pelo governo deixa de atrair investimentos externos e sua capacidade de investimento também diminui. Lembra a PEDVSA? Bom, o lucro do Pre-sal já foi dividido, só falta agora extrair o produto e ter certeza que tem mesmo, a 6 mil metros de profundidade.

Outro grande problema do Brasil é sua tributação. Paga-se muito imposto. Sabe a Dinamarca, Suécia, Noruega e França? Pois é, nesse nível. E o retorno... sabe o Haiti? Bom, o retorno é mais ou menos nessa altura. Quem paga não tem direito a segurança, educação nem saúde decente. Não tem direito a uma rua segura nem uma estrada sem buraco, muito menos a um aeroporto confortável, pese ao preço das taxas que se paga neles.

Estrada boa e segura mesmo só nas privatizadas, no sul. Nas BR da vida, só perigo, buraco e sinalização precária. Estrada privatizada pode ser cara, porém só paga quem usa. Nas estradas federais e estaduais ou municipais, todos pagam e são péssimas. Na verdade, o primeiro sai bem mais barato, porque há a certeza de uma viagem segura e tranquila. O Brasileiro sustenta três Estados em um: Federal, estadual e municipal. Cada um destes tem seus impostos e mal funcionam.

O pior é o seguinte: o governo tem 39 ministérios e 20 partidos na sua base e nenhuma reforma foi feita.  A base é de sustentação de poder do PT, literalmente. Para que tanto poder se não se tem a capacidade de oferecer alguma coisa, além de bolsa família, casas populares e créditos para endividar aposentados e pobres no país? Reforma política, tributaria saúde, educacional e logística que são bons, nada. Não tem porto decente no norte do país, mas financia um que custa quase um bilhão de dólares... em Cuba. Um perigo, pois que financia ditadura, quando esta cai, todos vão juntos.

Bom, segundo pesquisa recente feita pelo IBOPE, mais de 60% da população deseja mudanças. Diante de tudo o que eu citei, não dá para continuar da mesma forma. Porém quando se faz a pesquisa eleitoral, quem a lidera? Novamente a “presidenta Lula” (Dilma) qual é a tua Brasil? Falta de oposição, falta de cara nova, falta de coragem, dos políticos, ou das pessoas. Seja o que for, se continuar do jeito que está vai ser duro. Ainda pode piorar.


O resultado da Copa é ainda uma incerteza, tanto para o país como para sua seleção. Pode ser que os protestos retornem com mais intensidade, e o Brasil ganhe a Copa, ou não. Disso tudo ainda dependem as mudanças que a maioria deseja. Tomara que o futebol e a Copa sirva para alguma coisa, porque, até hoje, segundo pesquisas feitas pelos principais institutos como Datafolha, etc. só servem para gastar bilhões de reais em estádios que, como alguns, só receberão quatro jogos e custaram 400 milhões de Reais, em reforma. A FIFA só precisava de oito estádios, Lula de doze. Para quê? Bom, as eleições de outubro podem explicar.

Comentarios

Entradas populares